A artesã Janaina Marques e sua criação em macramê.
Concebido na Estima Cultural, produtora voltada ao desenvolvimento e gestão de programas socioculturais acessíveis e de qualidade, a 1ª edição do “Mãos Empoderadas” será desenvolvida em São Paulo, Casa de Cultura do Itaim Paulista, Zona Leste da capital, com e para mulheres artesãs que pretendem fazer de suas produções fonte de trabalho e de renda.
O patrocínio é da META com apoio do PRO-MAC, programa de financiamento à cultura da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.
Segundo dados do IBGE, com a ascensão da economia criativa o artesanato brasileiro se fortaleceu e alcançou legitimidade como expressão cultural e identitária de diversos grupos nas duas últimas décadas. No Brasil, o artesanato é responsável por movimentar mais de R$ 50 bilhões por ano, sendo responsável pela renda de cerca de 10 milhões de pessoas.
A valorização do feito à mão, dos saberes e ofícios particulares e a exploração de seus potenciais criativos por meio do aprendizado proporcionam a recuperação da autoestima, o encorajamento à autonomia de decisões em diversas instâncias.
Mãos Empoderadas pretende proporcionar às mulheres melhores condições de trabalho e de vida por meio de aperfeiçoamento de suas produções ao mesmo tempo que trabalha coletivamente conceitos como a de união, escuta, empatia e o olhar afetuoso para a outra na conquista do autoconhecimento, da autoestima e independência. O projeto tem alicerce no desenvolvimento de três eixos: técnicas artesanais; identidades visuais, marketing digital, vendas online; e abordagem terapêutica.
Crianças terão berçário e oficinas no espaço durante a permanência das mães nas atividades.
“Queremos tratar o empoderamento feminino sob dois importantes aspectos: o sentimento de solidariedade entre as mulheres e a independência financeira a partir da profissionalização de seus ramos de atividade criando uma liberdade pessoal e profissional. Juntos criam território para estabelecer laços profundos e sentimentos de empatia de modo a derrubar a máxima histórica e culturalmente estabelecida sobre a rivalidade inerente às mulheres, ideia que acaba sendo um instrumento de desunião utilizado pelo patriarcado”, diz Roberto Rosa, idealizador do projeto.
Através de encontros e atividades ao longo de 03 meses (programação abaixo) as mulheres inscritas vão aprender por meio de oficinas e espaços de diálogo as etapas para estruturar um negócio desde a criação à colocação nas plataformas de e-commerce. Além disso a conclusão do Mãos Empoderadas prevê a produção de um VIDEODOCUMENTÁRIO, uma EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA e a FEIRA DAS ARTESÃS.
Programação Completa de maio a julho de 2022:
OFICINAS DE ARTESANATO – As oficinas visam o aperfeiçoamento de técnicas e o desenvolvimento de novos produtos.
ARTETERAPIA – Espaço de diálogo e escuta voltado para exposição e debate de temas sobre a mulher e o processo histórico-cultural de dominação que vivenciam.
CRIAÇÃO DAS MARCAS – O projeto promoverá a criação e produção da comunicação visual das marcas das artesãs. Este processo conta com o acompanhamento das artesãs em toda as etapas da criação, dada a importância das marcas serem elaboradas, considerando suas histórias pessoais, onde e como trabalham.
MARKETING DIGITAL – No formato de minicurso, traz em seus objetivos, a importância de estar presente online e de manter-se conectada ao público consumidor por meio de sites, redes sociais, lojas virtuais, além de ensinar e praticar as habilidades necessárias para garantirem presença no mundo virtual. Compreender a Internet como uma ferramenta acessível é de suma importância para ampliar o conhecimento sobre como divulgar e vender pela internet.
OFICINAS LÚDICAS e BERÇÁRIO – As Oficinas Lúdicas e o Berçário surgiram com o intuito de proporcionar cuidado às crianças que necessitam acompanhar suas mães, enquanto participam das ações do projeto. O Berçário estará preparado para receber bebês e crianças até 05 anos. As oficinas lúdicas estarão disponíveis para crianças de 05 a 12 anos e, nelas, numa linguagem fácil e acessível, também serão abordados temas relativos ao papel da mulher na sociedade, valores e atitudes para somar a seus processos de socialização ocorridos nessa fase da vida.
FEIRA DAS ARTESÃS – Dias 23 e 24 de julho na praça Silva Teles, Itaim Paulista, São Paulo (SP). Montada para o lançamento das recém-criadas marcas das artesãs, a feira colocará suas peças à venda e receberá uma programação artística especial que traz teatro, circo e contação de histórias composta apenas por artistas mulheres e que têm o empoderamento feminino como área de atuação e processo criativo.
VIDEODOCUMENTÁRIO – Produção de filme sobre as artesãs e suas participações nas ações do projeto, trazendo os resultados por meio de imagens e depoimentos.
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA – O registro dos trabalhos e da participação das artesãs no projeto sob o olhar humano da fotografia.
Além das atrações, a Feira exibirá o VIDEODOCUMENTÁRIO e receberá a EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA. A importância de realização da FEIRA vai além da apresentação e venda de produtos, é o momento em que a sociedade local participa de uma programação que tem em seu objetivo proporcionar campos de reflexão sobre mulher e sociedade.
Fundada em 2004, a missão da Meta é dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo. As pessoas usam os aplicativos e tecnologias da Meta para se conectar com amigos e familiares, encontrar comunidades e desenvolver negócios.
Comments